Quem paga a conta na família?

Dona Angela, kebab ou churrasquinho grego?

Escrito por Thiago Cagna, do Portal Ecohospedagem

Você daria seu dinheiro para livrar aquele primo folgado da cadeia?

Imagine você, um pai de família, com esposa e filhos para cuidar. Já no avançar da idade, com uns 50 anos talvez, mas nem por isso deixou de trabalhar duro e economizar seu dinheiro para criar seus filhos e garantir um futuro tranquilo para eles, para sua esposa e para você mesmo!

Sim você é bem sucedido, ganha bem, mas trabalhou e trabalha duro para isso e quando se aposentar vai querer manter o mesmo padrão de vida… sem  falar nos filhos, que nesse mundo de crises, talvez precisem de sua ajuda em algum momento.

Eis que um belo dia aquele seu primo, que sempre enrolou, nunca quis saber de trabalhar e sempre gastou o pouco dinheiro que tinha com besteiras, aprontou (como já era de se esperar) e foi preso! Para ele sair teria que ser paga uma fiança astronômica e o único da família que teria esse dinheiro era você… e agora o que fazer?

Azar o dele! Quem mandou ser um vagabundo e nunca trabalhar, sempre empurrou as coisas com a barriga e sempre esteve metido em encrenca… Agora que se vire!

Uma escolha bem razoável não? Mas e os filhos do seu primo, os seus sobrinhos? Eles têm culpa nisso? E o resto da família? Os avós, outros primos e sobrinhos o que dirão? Imagina o climão que ficará cada evento da família que acontecer. Com certeza a questão será levantada e alguns parentes acharão que você é o culpado dele estar preso. As chances de acontecerem brigas familiares e você e seus filhos e esposa se afastarem do restante da família é muito grande! Claro, alguns mais sensatos ficaram ao seu falo, mas outros não e a guerra na família está declarada!

Seus filhos não terão mais contato com os primos… sua mulher será mal falada por todos os familiares..e ai, como fica a decisão de não ajudar o primo preso?

Mas e se você pagar a fiança? O primo nunca lhe pagará de volta, isto está claro. E se acontecer um imprevisto e você ou algum familiar próximo precisar do dinheiro? Como fica? Tudo bem, você tem dinheiro, as chances de isso acontecer são pequenas, mas e se? Arriscar tudo o que você construiu durante uma vida para ajudar alguém que não merece apenas para evitar problemas futuros?

Decisão difícil não, o que você faria?

Agora faça uma substituição nos personagens dessa história. No seu lugar coloque a Alemanha, no lugar de sua mulher e filhos coloque o povo alemão, no lugar do primo preso coloque países como Grécia, Itália e Espanha, e no lugar dos familiares coloque os outros países europeus e até os outros países no mundo. Decisão difícil de tomar não?

Arriscar o dinheiro duramente conquistado por você e por seu povo, através do trabalho duro, do pagamento de impostos, da economia com coisas fúteis e dá-lo a países que nunca tiveram preocupações, onde a jornada de trabalho é menor, onde não se paga imposto e as pessoas ligam mais para o lazer do que para o trabalho…

É por isso que uma decisão como essa é tão difícil de ser tomada… Afinal tudo tem seu lado positivo e negativo e dependendo do ponto de vista um lado é sempre mais pesado q o outro.

Anúncios

One Response to Quem paga a conta na família?

  1. Mario Nako disse:

    Muito bem explicado Vieira…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: