Direito de Não Votar

Eu não votei em três eleições. Morava no exterior e essa foi minha justificativa quando, ao ir no cartório eleitoral, pagava uma multa (a última foi de sete reais) para estar quite com o sistema.

Eu não votei e fui obrigado a justificar minha ausência, então pergunto: o que é democracia?

É dar poder aos cidadãos de decidir o futuro político de um Estado com o voto? Sim, pode ser, sendo assim, eu tenho direito de decidir o que vou fazer com meu voto, correto? E se minha decisão é não querer decidir?

Democracia é obrigar alguém que faltou ao dever cívico de votar e, mais que isso, ser multado? Do contrário, se eu ainda resistir, poderei ter meu CPF cancelado e não vou poder tirar outros documentos, como passaporte. Que democracia é esta? Isso está mais para ditadura!

Se eu tenho que justificar perante o sistema eleitoral minha decisão de não votar, por que as pessoas que votam sem pensar não são obrigadas a justificar em quem votou?  E se nenhum candidato me convenceu, por que eu sou obrigado a ir na Zona Eleitoral anular meu voto, sob pena de multa?

O povo está preocupado com a Carminha e a Nina, e estão cagando para o que se passa em Brasília. E não vale dizer que é o povão desorientado sem escola que decide o futuro do país, basta ver o que as desocupadas do Iguatemi pensam sobre o Mensalão.

CPMI do Cachoeira? Eu não quero saber de Cachoeira, eu nunca jogo no Bicho, prefiro dar parte do meu dinheiro para a Caixa Econômica Federal nas lotéricas, afinal, todo jogo é ilegal, menos o que o governo faz. Lotofácil, Megasena, Dupla, Lotomania, esses você pode jogar e arriscar sua sorte, mas se o cidadão quer menos concorrência, o Bingo é ilegal, Jogo do Bicho é ilegal, Caça-níquel de boteco é ilegal, então vai ter que infringir as regras.

Eu quero tchú e tchá e estou puto que o Brasil pipocou contra o México. Eu não quero saber do resultado da qualidade do ensino brasileiro, eu só quero saber quando o idiota do Jorginho vai descobrir quem é o seu pai, e isso me dá agonia.

A má distribuição de renda não dá agonia, saber que brasileiros tem mais de U$ 500 bilhões depositados em paraísos fiscais não dá agonia.

Frustração vai ser ver o Mc Catra e o Latino cantando na abertura das Olimpíadas do Rio. Isso sim vai ser decepcionante. O superfaturamento das obras não é decepcionante, aliás, é até esperado, tanto que esse tipo de papo, no bar, com meus amigos, não dura muito tempo, e o assunto acaba voltando para o futebol. Então resta abrir mais uma Original e depois sair dirigindo.

Eu fico indignado com o preço de 50 reais o cinema no Cidade Jardim, ou com os 20 reais de estacionamento na Vila Madalena, agora o garoto de 10 anos de idade fazendo malabarismo no semáforo com 3 limões às 11 da noite, isso não causa indignação, basta fingir que não vê.

É só desviar a atenção para a novela e fingir que não vê.

É só fingir acreditar que o voto obrigatório é bom para o Brasil.

É só fingir mostrar interesse pelo que está acontecendo no país.

Ao invés de fingir tudo isso, por que não assumir de vez?

Assumir que novela, futebol, bundas do pânico, fofoca de famosos, etc., são assuntos melhores do que os reflexos daquilo que você fez com seu voto. Que tal exigir uma plena democracia? Que tal lutar pelo voto facultativo, sem imposições de multas para quem não for votar?

Assim só irão para as urnas aqueles que estão mesmo afim de votar, e daí não precisa falar “ai que saco, eu ia viajar”, ou “pouts, poderia estar na praia”, ou “acordei de ressaca e que merda ir para aquela escola votar”, “vou perder o domingo votando”.

Não perca seu dia, caro eleitor! Se quiser votar, que vote de forma consciente. Do contrário, vá fazer o que você tiver vontade de fazer, afinal, democracia é poder decidir o futuro, inclusive recusar esta decisão.

Marcio Vieira

2 Responses to Direito de Não Votar

  1. nelita disse:

    apoiado,

  2. ataide disse:

    deveriamos abrir uma ação contra o estado, pelo direito de não votar, será que algum advogado abraça esta causa?

Deixe um comentário

