É só um centavo

– CPF na nota?

– Hoje não, é pouca coisa.

– 12,99. Dinheiro ou cartão?

– Dinheiro.

– Seu troco: dois reais.

– Faltou um centavo.

– Desculpe, não tenho. É um centavo só.

– Mas eu quero meu troco certo.

– Tome cinco centavos, então.

– Mas eu não tenho quatro centavos para te devolver.

– Não precisa.

– Você não tem nenhuma moeda de um centavo?

– Faz anos que não vejo uma dessa.

– E por que vocês pedem 99 centavos se nunca tem troco?

– Todo lugar cobra esses valores com final em 99.

– Mas ninguém recebe o troco exato.

– O Seu Joaquim tem no caixa ali da padaria em frente um monte de moeda de um centavo que foi guardando durante os anos. Ele troca uma dessas por moedas de cinco centavos. Ele ganha 500% em cima. Baita investimento.

– Mas é só um centavo.

– Então por que você está me cobrando?

– Porque é meu troco de direito.

– Mas é só um centavo, não é?

– É, mas agora eu quero os cinco que você ia me dar.

– Você me devolve quatro centavos?

– Não tenho.

– Concorda que eu serei mais prejudicado que você? Você só vai perder um e, eu, serão quatro centavos de prejuízo!

– Então porque você me ofereceu cinco centavos?

– Porque são apenas cinco centavos. E essa moeda eu consigo pedir no banco.

– E por que você não pede algumas moedas de um centavo?

– Porque acho que não existe, caramba!

– Acha, ou tem certeza que não existe?

– Não sei, nunca pedi.

– Então por que você cobra os produtos terminando com 99 centavos?

– Porque o preço fica mais bonitinho, chama a atenção do freguês.

– Mas você disse que não existe o um centavo.

– Também não existe essa fração que postos de gasolina cobram. O litro custa 2,699. Vai pedir para eles quebrarem em dez partes a moeda de um centavo.

– Mas você acabou de me dizer que não existe mais moeda de um centavo para eu dividir.

– Existe sim, o Seu Joaquim tem um monte, acabei de te falar.

– Mas não vou pagar cinco centavos por uma moeda de um centavo.

– É irrelevante um centavo.

– Concordo. Mas por que não matam de vez essa moeda?

– Ela já está morta, só não enterraram.

– Mas tem um monte de gente ganhando esses centavos de troco sem a população perceber.

– Brasileiro não dá valor para moedinhas.

– Então você vai arredondar o valor?

– Não.

– Por quê?

– Senão eu não consigo vender, é uma forma de enganar a mente humana, li numa reportagem um troço desse que falavam.

– E você quer me enganar?

– Não, te ofereci cinco centavos, caramba.

– Mas só porque eu pedi o meu troco. E se eu não pedisse o um centavo?

– Eu não te daria, oras.

– Então você me enganaria. Enriquecimento ilícito! Estelionato! Vou te dedar para o governo!

– É… mas você também engana o governo. Você não pediu o CPF na nota.

– Mas custou 12,99. Não compensa o tempo digitando CPF, é merreca que vou acumular, nunca soube de ninguém que ganhou esses prêmios que falam que existe.

– E não é merreca o um centavo de troco?

– É, mas é meu.

– E por que você não dá o seu CPF pra mim?

– Eu não, dizem que o fisco interliga as contas, e depois o leão vem atrás de você e crau.

– Mas é dinheiro seu, oras, que, aliás, você me “ajuda” quando não pede CPF na nota, assim meu contador consegue montar o balancete.

– Então você está me enganando de novo?

– Não. Perguntei se você queria o CPF na nota.

– Se eu não quiser a nota, você me dá esses quatro centavos da diferença.

– Pode ser

– Pode ou será?

– Será.

– Acertados?

– Mas estamos nos enganando, e enganando o Brasil. Não é correto pagar 12,95 por um produto de 12,99 para te deixar na informalidade.

– Ah, o Brasil nos engana com essa moeda de um centavo que não existe mais. E deixa ainda os postos de gasolina cobrarem 2,799 o litro, uma terceira casa dos centavos que não existe!

– Você já pediu no banco e foi recusado?

– É perda de tempo. Nunca pedi.

– E como sabe que não existe mais? O Seu Joaquim tem, oras.

– Mas ele é um português pão duro que guarda essa porcaria há anos.

– O muquirana fez 500%.

– Mas são só cinco centavos de lucro.

– Tem razão.

– Então você não quer mais os cinco centavos?

– Não, não mais, mas devolve o dinheiro porque vou pagar no cartão de débito, e quero CPF na nota.

– Ok.

– Vou querer também esta trufa aqui. Quanto custa?

– 1,99.

One Response to É só um centavo

  1. Amanda Herrera Massucatto disse:

    :S

Deixe um comentário

