9 Segundos

Saí, vi e contei: 9 segundos. Tempo que para mim, confesso, é irrelevante, mas para tanta gente parece ser crucial, questão de vida ou morte.

Quando saí do vagão do metrô (Estação Pinheiros), uma multidão saía correndo igual largada da São Silvestre pelo prêmio de ser o primeiro a entrar na escada rolante.

Mas não é só a chegada na escada o que importa. Tais competidores querem mais: subir ensandecidamente as escadas rolantes para receber os louros da vitória que, nesta altura, não sei o que é.

Imagino que deve ter alguma premiação lá em cima para os primeiros. Alguma champagne os espera, uma gostosona entregando aquele cheque gigante e a chance de agradecer ao vivo os patrocinadores e mandar um alô para suas famílias.

Enquanto isso, piso no primeiro degrau da escada rolante, estagnado do lado direito para não atrapalhar nenhum competidor e conto os nove segundos que me separaram daquele que entrou comigo ao mesmo tempo na escada rolante, mas que preferiu a adrenalizante subida pela esquerda.

Por outro lado, pela recusa da competição subterrânea, minha vida toda ficará 9 segundos atrasada. As atividades durante o dia estarão 9 segundos atrasada porque eu não quis subir rapidamente a eficiente escada.

Nove segundos em cada escada rolante, acho que já perdi algo em torno de 2 horas da minha vida. Tempo para fazer tanta coisa, não? Duas horas que não voltarão mais por causa de uma estressante correria.

Creio (e torço) que no fim da minha vida serão mais umas 3 horas a menos na vida. Não estou triste, estou é aliviado. Poderia acelerar minha vida, mas optei em respirar com calma e observar tanta gente diferente, tantos semblantes, tantas mentes que devem pensar no que o patrão vai falar por causa desses nove segundos, que a fila no próximo trem será maior, que o elevador estará menos lotado, que vai passar o crachá nove segundos antes ou que vai chegar em casa nove segundos antes.

Enquanto vou subindo, perdendo, mas aprendendo, por mais nove segundos.

One Response to 9 Segundos

Deixe um comentário

